domingo, 31 de maio de 2009

Queima das fitas - Évora


Pois é, tem decorrido na passada semana até ao presente dia a queima das fitas de Évora! Este ano tive a felicidade de estar presente nesta, marcando presença nos dias 29 e 30, sempre acompanhado de um grande grupo de amigos!
Sexta feira, depois de sair do trabalho, bem arranjado de fato e gravata, segui rumo a Évora, temperaturas elevadas, e após algumas voltas, caminhos errados, indicações erradas chegámos ao destino!
Depois de um belo jantar com talheres de plastico em pratos da Hello Kitty ("Há e tal porque são mais baratos.."..pois pois! =D ) seguimos para o recinto da queima (em Lisboa seria chamado o recinto da semana académica), claro que depois de jantar, se pensou em levar bebidas já que as tinhamos comprado e sairia mais barato que comprar por lá, eis que saimos todos de casa cada um com duas cervejas na mão e alguns com mais um copo de qualquer coisa! Decide-se então ir de taxi (não que fosse longe, mas demoraria o seu tempo e já não apanharia-mos o concerto a tempo), ao que o senhor do taxi diz..."Bebidas não entram no carro!" Panico geral..e agora?? Claro solução vai evidente..deixam-se aqui as bebidas paciencia...claro que não, toca a beber tudo...(é obvio que ainda ouve uma ou outra deitada fora)! Bem com as ideias na diversão, lá se segue para a queima, chegados paga-se o taxi, e toca de ir comprar bilhetes e entrar normal..a não ser se apanhe "porteiros" muita broncos! Passo a explicar, como todas as queimas existem bilhetes estudantes, dos quais comprei um apresentei o cartão e siga, ao chegar ao "porteiro" pede-me o bilhete e o cartão, virei-me para tras e pedi ao meu colega que mo passásse pois era ele que o tinha guardado, e entreguei de imediato ao segurança, que olha para a foto (que por sinal não pareço eu) e pergunta-me o nome, ao que eu lho digo da forma mais rapida possivel, pronto, como não percebeu nada, lá me deixou entrar [Claro que o episodio se passou praticamente da mesma forma com o meu amigo que vinha atrás de mim]! Ficámos a espera, do resto do pessoal, e eis que alguem se lembra de poupar trabalho aos "porteiros" e cortar logo o bilhete pelo picotado..resultado..compra de um segundo bilhete!
Juntamonos todos, e vamos para a tenda, (a caminho vi que perdi 10€...brrrrr...que raiva!), começou a loucura, o concerto era dos Buraca, mas sinceramente a loucura era tanta entre nós que nem dei por música nenhuma, diversão total, até que chegam as 6 horas, e alguns bastantes cansados(entre eles, eu!), alguns a dormir em pé (literalmente)! Siga para casa, meio caminho a pé, meio caminho de boleia, la chegamos, aos encontrões e cavalitadas la se entra em casa, bastaram cerca de 10 minutos e a casa estava em pleno silencio, o que não durou muito, como é obvio houve "festival" em casa (não dei por nada!)..
"Estou cheia de alergia por causa da porcaria dos cobertores!" "Epá, isso do toque retal..." foi com estas frases e conversas que acordei na manha de sabado, o sonho de qualquer pessoa!
Uma hora da tarde estamos a sair de casa para ir almoçar...algo, algures, com alguem! Afinal fomos almoçar a um "pavilhão" com todo o pessoal do curso de veterinária e respectivas familias e amigos!
E agora? O que fazer a tarde? Bem, alguns vão descansar um pouco..merecido! Vão buscar uma amiga que estaria a chegar, deixando a dona de casa bem explicito para não fazermos barulho ao chegarmos..acabámos por decidir em não chegar! Sim, acabámos por ir para um café comer caracois com a mãe e uma tia da anfitriã que tinha ficado em casa a descansar! Devo desde já salientar que não gosto de caracois!
Eram 21h (hora marcada do jantar) e "nós" a meio da 2ª travessa daqueles bichos, lá se apressaram e fomos jantar! Depois de jantar ainda fomos à queima concerto deste dia era Rui Veloso...um pouco calmo de mais para a ocasião, mas pronto, supostamente a anfitriã só queimaria às 4 horas ficariamos a fazer tempo! Decidiu-se beber um shot, 8 pessoas (salvo erro), qual o nosso espanto que a senha de um shot eram duas senhas de imperial, ou seja, cada um ficou com duas senhas de imperial, ou uma de shot! Percorremos todos os bares, mas faltava sempre qualquer coisa, ou os copos, ou cachaça, ou sei lá..nunca tinham tudo, isto a rondar as 3 horas e nós sem saber o que fazer com as senhas, quando se pensava que não podia piorar, ouve-se "Pessoal vamos embora, a queima vai começar agora, vá temos que ir, é agora que ela vai queimar!", o caus! Tudo a comprar imperial (não se podia voltar a entrar so pagando bilhete..e não era nada barato)(eu optei por vender as minhas senhas), já munidos de copos, vamos sair, qual o espanto quando vemos uns seguranças com uns carimbos!! Adivinhem...podia-se sair e voltar a entrar!
Claro ficámos à espera de ver a pessoa que queriamos ate às 5 horas!
Bem, agora sim o momento alto, fiquei apaixonado, completamente, ao entrarmos no recinto da queima efectivamente dito, deparamo-nos com uma pequena rampa e uma piscina daquelas de jardim "transportaveis", então o processo era o seguinte, por cursos iam chamando pessoa a pessoa, cumprimentavam uma serie de gente, bebiam um penalti com o presidente ou vice-presidente, queimavam, e depois salvo erro, eram 4 pessoas (com ajuda de "pessoal da organização") pegavam no finalista e atiravam-no/na para dentro da piscina!
5 horas, claro, vamos mas é para casa dormir!
[recinto onde foi feita a cerimonia da queima..estava um bocado diferente]
Adorei, simplesmente fiquei apaixonado, e cada vez mais gosto do espírito académico e me sinto prestes a terminar uma vida académica!
Agradeço a todos os que tiveram comigo neste fim de semana, que viveram comigo todos estes momento que referi, e todos aqueles que não referi, e que proporcionaram tudo isso!
E como não poderia deixar de ser resta-me dar um grande obrigado à Zaza (acho que assim ninguem conhece) pelo convite e ... por tudo!
Adoro-te moça!

[não é a tuna de Évora mas é uma bela Balada]

Sem comentários: