sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dúvidas sobre o sexo de Caster Semenya


A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) ordenou que a atleta sul-africana Caster Semenya, vencedora da medalha de ouro na prova dos 800 metros femininos, nos Mundiais de Berlim2009, realize um teste para confirmar o género sexual.

No entanto, o teste para verificar o género de uma pessoa nem sempre é infalível. Além dos óbvios sinais físicos, os cromossomas normalmente determinam se a pessoa é homem ou mulher. Os homens nascem com cromossomas X e Y, enquanto as mulheres têm dois X.
Cerca de um por cento das pessoas, no entanto, nascem com ambiguidade sexual, também conhecida por intersexualidade. Essas pessoas possuem características físicas de ambos os géneros ou traços fisionómicos ambíguos.
Até 1999, o Comité Olímpico Internacional analisava os cromossomas através de amostras de saliva, de forma a confirmar o género sexual das atletas femininas, impedindo que os homens se disfarçassem de mulheres.
No entanto, algumas organizações desportivas consideraram o teste falível e este acabou por ser abolido antes dos Jogos Olímpicos de Sidney2000.

A principal causa da ambiguidade sexual é uma hipersensibilidade congénita, uma disfunção endócrina em que as glândulas supra-renais produzem um elevado número de hormonas.
Nas mulheres, esta disfunção revela-se com uma aparência masculina, o que significa que podem ter órgãos sexuais femininos, mas os ovários não produzem estrogénio, impedindo o crescimento do peito e dos pelos púbicos.
Existem igualmente várias disfunções raras de cromossomas nas mulheres, como por exemplo, a síndrome de Turner, que afecta uma em cada 2000 crianças, revelando-se através de um peito largo e pequenos seios.
Cerca de uma em cada mil mulheres também nascem com três cromossomas X, tendo tendência para serem extremamente altas, com longas pernas e tronco esguio, possuindo órgãos sexuais femininos e sendo fertéis.

Ao longo dos anos, foram vários atletas afastados dos Jogos Olímpicos, após falharem nos testes de verificação do género sexual, mas ainda não foi divulgada qualquer tese a comprovar que essas pessoas têm uma vantagem desleal relativamente aos outros competidores.

A meu ver, se Caster for mesmo uma mulher, isto é uma situação do c****!

Sem comentários: