sábado, 4 de julho de 2009

Pesadelos

Recentemente surgiu em conversa com uma amiga o tema "Pesadelos" quem sem justificação surgiam, eis que surge alguma curiosidade em explicar este facto, aqui fica alguma luz relativamente a este assunto.
O cérebro usa os pesadelos para aliviar sofrimentos, acordar a meio de um sonho ruim, portanto, não é boa ideia! Em vez de acordar com raiva na próxima vez que tiver um pesadelo, agradeça pelo sonho ruim. Segundo um estudo recente, esta é uma das formas mais eficientes que seu organismo encontra para processar todas as emoções negativas acumuladas no cérebro.

As imagens assustadoras, de acordo com a pesquisa publicada na revista da Associação Americana de Psicologia, servem como uma espécie de duto: por meio delas, os sentimentos ruins são canalizados e param de produzir angústia e sofrimento.

Os pesadelos costumam ocorrer durante a fase de sono mais profundo, chamado REM, e são mais comuns quando você está no meio de algum problema. "Nesta fase, a actividade cerebral é muito semelhante à atividade de um individuo acordado e coexiste com a maior flacidez muscular. Isso indica que boa parte do cérebro esta envolvida com a gênese dos sonhos", afirma o neurologista Luciano Magalhães Melo, do Hospital Paulistano.

Em vez de alertar para algo que está por vir, como muita gente acredita, o pesadelo seria o reflexo de uma dificuldade que já se instalou. Não é à toa, portanto, que a quantidade de pesadelos tende a ser maior do que os bons sonhos. Os especialistas lembram que as angústias fazem parte do dia-a-dia e, muitas vezes, ignorá-las é a única saída para sobreviver enquanto você está acordado (estratégia que causa impactos na hora de dormir).

"Sonhos podem satisfazer fantasias de difícil realização e até criar novas ideias, a partir de mudanças de conceitos que seriam rejeitados durante o período de vigília", lembra o médico do Hospital Paulistano.

É também durante o sono REM que o trabalho em algumas áreas do cérebro acontece de forma ainda mais intensa, como e o caso do sistema límbico, directamente relacionado ao processamento das emoções. Os pesadelos, dessa maneira, funcionariam como uma espécie de ferramenta, trazendo alívio emocional mesmo quando os problemas ainda não estivessem completamente solucionados.

Daí que acordar no meio de um sonho ruim não é, exactamente, uma boa ideia. Isso porque o equilíbrio emocional que seria alcançado caso as imagens chegassem até o final fica pela metade, reforçando ainda mais o sofrimento.

Cientistas da University of the West of England constataram que a ala feminina tem tendência a ter mais pesadelos e sonhos emotivos.

A pesquisa contou com a participação de 170 voluntários, sendo que 30% das mulheres afirmaram ter tido sonhos ruins enquanto apenas 19% dos homens relataram o mesmo.

Chris Idzikowski também seleccionou alguns truques para garantir o sono tranquilo:
- É importante tentar dormir sempre na mesma faixa de horário. Oscilações induzem a distúrbios.
- Nunca tire pequenos cochilos durante o dia: eles roubam o sono da noite. - Prefira se exercitar de manhã ou à tarde. Fazer exercícios perto da hora de dormir não é bom.
- Ver TV ou ler na cama para esperar o sono não funciona. Deite-se na hora em que for dormir
- O quarto deve ter pouco ruído e luminosidade mínima, de preferência nenhuma.

Sem comentários: