quarta-feira, 24 de junho de 2009

Exame matemática



O
exame de 12º ano de Matemática A, realizado ontem por 57 mil alunos, foi “mais razoável” que
o de 2008, mas mesmo assim não abordou as matérias “com o grau de exigência necessário”, disse ao METRO Nuno Crato, da Sociedade Portuguesa de Matemática. “Algumas matérias foram evitadas, como trigonometria e estudo das funções. Deviam ter sido mais desenvolvidas”, critica. Já para a Associação de Professores de Matemática o exame foi “adequado”. “Foi uma prova acessível, mais trabalhosa que a de 2008, mas não foi demasiado fácil”, diz ao METRO Arsélio Martins. Quanto aos alunos, as opiniões dividem- se entre o fácil e difícil. “Isso tudo depende da forma como pensam que é a resolução” conclui Arsélio Martins.

O exame Matemática A é considerado pela SPM "mais razoável" do que o de 2008. "Não é escandalosamente fácil", indica o parecer. No entanto, a SPM critica o facto de algumas das questões serem rotineiras e uma (a 7) é igual ao exercício 2 do exame de 1999. Já a prova de Matemática B tem questões ao nível do 7.º ano.

DEPOIMENTOS

"O EXAME NÃO TROUXE GRANDES SURPRESAS" (Margarida Carvalho, 18 anos, Évora)

"Achei a prova fácil, correu-me muito bem. Felizmente o exame não trouxe grandes surpresas. Foi importante ter preparado este momento, assim posso começar a pensar na candidatura à Universidade."

"O EXAME FOI ACESSÍVEL E BASTANTE COMPRIDO" (Bruno Salgado, 19 anos, Lisboa)

"O exame foi acessível, não quer dizer que tenha sido fácil. Achei também que era bastante comprido e foi necessário o prolongamento. Deveria ter-me preparado melhor."

"FOI MUITO FÁCIL. OS EXAMES SÃO TODOS IGUAIS" (Catarina Martins, 16 anos, Faro)

"Foi muito fácil e confirmou a teoria que tenho sobre os exames: são todos iguais e quem faz um faz todos. O que interessa é que saibamos as matérias. Quero ir para Arquitectura."

"CONTO TER MAIS DE DEZOITO VALORES" (Mafalda Sá, 17 anos, Coimbra)

"O exame correu como estava à espera. Cometi uns erros, mas nada de muito grave. Não era tão acessível como o do ano passado, mas conto ter mais de 18 valores."



Como será possivel, exames de matemática facil!!! Meu Deus, depois admiram-se das pautas que se vêm nas faculdades a matemáticas (matematica, algebra, estatistica, etc.)! Qualquer dia os exames já não servem para avaliar os alunos, se já nem abordam a matéria toda, é muito mau!
Ok, vamos facilitar um pouco o ensino, mas uma ideia seria, talvez (digo eu que não percebo nada disto...) reduzir a matéria lecionada, aumentar o numero de horas de aulas..."Ah não, vamos fazer exames "cagados"! Sim revolta-me, porque quando eu fiz o meu exame de matemática, ia para o exame vendo-o com olhos de quem enfrenta uma besta, não se dizia vou fazer exame de matemática, dizia-se vou fazer O exame de matemática! Enfim, isto cada vez tá pior, mas olhando para o lado positivo, vai diminuindo a concorrencia profissional e as faculdades vão melhorando (com o aumento de alunos a pagar propinas, a repetir cadeiras, etc. )

Sem comentários: