quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Álcool


Já devem ter notado que sou uma pessoa que questiona muitas coisa, mas ao mesmo tempo gosto de ter respostas!
Ontem surgiu-me um curiosidade relativa ao álcool (no que estaria eu a pensar...).
Dado que sei que algumas pessoas que raramente vêm a este blog têm bons conhecimentos na área da química e da medicina, coloco-vos uma questão (ou a quem souber responder):
- Porque que quando uma pessoa bebe..vá...uma quantidade excessiva talvez, de álcool (entenda-se bebidas alcoolicas) no dia seguinte, se encontra com uma secura na boca pior que o deserto do Sahara? Existe alguma substancia no alcool que promova essa secura?
É que é irónico, uma pessoa depois de beber uma grande quantidade de bebidas alcoolicas (não deixa de ser liquido) sente uma secura desgraçada, porque que isso não acontece com os sumos? Com a coca cola por exemplo?
Assim com também questiono as dores de cabeça consquentes do mesmo acto? Porque por vezes doí a cabeça quando se está no estado denomidado por "Ressaca"?
A serio, estou mesmo curioso quanto a uma resposta técnica compreensiva deste facto!

2 comentários:

Anita disse...

A pessoa q percebe de química sou eu? lolololol
As dores de cabeça da ressaca é o cérebro que sente a falta da substância - álcool. Às vezes tb me dói a cabeça qdo não bebo café, ou fica-me a doer a cabeça pq estou perto de algum cheiro maluco. É o cérebro a emitir uma mensagem, só isso. Agora a secura não sei bem mas vamos pensar, apesar de ser líquido não é água. Ok? as moléculas são muito diferentes! o teu corpo é formado por 70%de água, água! H2O, não álcool! -OH tim? como nem tudo o que luz é outro nem tudo o que é líquido é água! falando química rigorosa o álcool é aquoso.:)

Pitacho disse...

Sim és tu =P
Sim, tens razão, contudo as bebidas alcoólicas têm uma percentagem (certo que em algumas é mínima) de água!
Já notei uma coisa, quando entornamos álcool na pele (numa feria ou algo) este é logo absorvido, ou logo se dissipa, muito mais rápido que se molhares com água, será que ao absorver "cenas" do álcool o nosso organismo utilize alguma água para esse processo? Faria sentido..